ENEM

 

CÁLCULOS DA NOTA DO ENEM:

Informações importantes sobre o ENEM

  1. O que é o ENEM? É o Exame Nacional do Ensino Médio. É um exame que pode oferecer uma série de vantagens aos alunos. É realizado todos os anos pelo INEP, um instituto ligado ao MEC (Ministério da Educação).
  2. Quem pode fazer o ENEM? Qualquer pessoa pode fazer o ENEM, especialmente quem está terminando ou já tenha concluído o Ensino Médio.
  3. Qual a vantagem de fazer o ENEM? A nota do ENEM, usada no SiSU, é o caminho para pleitear uma vaga em muitas universidades federais em todo o Brasil. A nota do ENEM (a partir de 600 pontos) é um dos critérios para o aluno participar do projeto Ciência sem Fronteiras – iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) – e, assim, cursar graduação e/ ou pós-graduação no exterior, com bolsa de estudos. O MEC anunciou ainda a existência de bolsas de estudo para os alunos se prepararem e prestarem exames de proficiência em Língua Inglesa para facilitar o acesso às bolsas de estudo do projeto Ciência sem Fronteiras. O programa também abrange países de língua portuguesa e espanhola que não exigem a correspondente proficiência.
  4. O que vem a ser o programa Ciência sem Fronteiras? É um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. O projeto prevê a utilização de milhares de bolsas para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
  5. O que é o SiSU? É o Sistema de Seleção Unificada, que permite aos alunos que fizeram o ENEM, postular uma vaga em quase todas as Universidades Federais.
  6. Quando acontece o ENEM? Em quantos dias é realizado? Como se inscrever? O ENEM acontece no fim do mês de outubro ou no início do mês de novembro. É uma prova realizada em dois dias, um sábado e um domingo, no período da tarde. As inscrições ocorrem entre os meses de maio e junho, no site do MEC. Cadastram-se um e-mail e uma senha que serão utilizados durante todo o processo.
  7. E depois da inscrição, o que devo fazer? O aluno irá receber um cartão de identificação pelo correio, e é possível que sejam enviadas instruções para o e-mail cadastrado pelo estudante. Com a senha em mão, ele pode acessar no site do MEC e consultar o local de realização das provas.
  8. Depois de fazer o exame, qual o próximo passo? Observar os períodos de inscrições na etapa SiSU, que são amplamente divulgados pela mídia.
  9. Como saber da minha situação? Quando o aluno é selecionado, imediatamente lhe é enviado um e-mail comunicando sua aprovação. Ele pode, também, consultar o site do MEC, usando e-mail e senha cadastrados.

 

 

PROVAS PARA DOWNLOAD
Provas Gabaritos Resoluções
2008 2008 2008
2009 2009 2009
2010 2010 2010
2011 2011 2011
2012 2012 2012
2013   2013
2014   2014
   

 

 
  BIBLIOTECA DO CANDIDATO
PDF

Entenda a Sua Nota no ENEM: Guia do Participante

PDF

The Basics of Item Response Theory, by Frank B. Baker

PDF

A Simple Guide to the Item Response Theory and Rasch Modeling

PDF

Matriz de conteúdos do ENEM