PSEUDOCIÊNCIAS E MISTICISMO

»Lua, marés e bebês.pdf é a versão do artigo sobre a Lua e os bebês que foi publicada no CBEF. Neste artigo o autor desenvolve uma teoria elementar sobre as marés.
Resumo. Os mecanismos responsáveis pelas marés são discutidos, utilizando-se uma matemática acessível a alunos de ensino médio; demonstra-se que tanto a Lua, quanto o Sol são responsáveis pelos efeitos de maré nos oceanos. Apesar da força gravitacional do Sol na Terra ser aproximadamente 200 vezes maior do que a da Lua, os efeitos solares de maré são aproximadamente 2 vezes menores do que os lunares. Uma crença popular muito difundida afirma que o número de nascimentos de bebês está correlacionado com as fases da Lua; apresenta-se um estudo com 104616 datas de nascimento que contradiz essa crença popular.


»A Era de Áquario

»Profissão: Astrólogo?   

»As entrevistas no Programa do Jô   

»Algumas verdades sobre a Astrologia 
 
»SEU KIT DE DEFESA CONTRA A ASTROLOGIA
Acontece com todos nós -astrônomos profissionais, amadores, ou "entendidos" em geral. Comentamos com alguém o nosso interesse nos céus e rapidamente nos encontramos mergulhados em um debate sobre astrologia. Para muitos de nós é difícil saber como responder polidamente a alguém que leva a sério esta antiga superstição. A revelação de que a programação diária na Casa Branca de Reagan era feita com base nas previsões de um astrólogo de São Francisco tem canalizado novas atenções para o problema da alta aceitação pública da astrologia. Mais do que nunca, os astrônomos estão sujeitos a serem defrontados com desafios a respeito do valor e da eficácia da astrologia. Neste sentido, eis aqui um guia prático para algumas das respostas que você pode dar as questões levantadas por astrólogos.
  

»Astrologia não é Ciência