SIMULAÇÕES DE FENÔMENOS FÍSICOS EM JAVA

Colisões Elástica e Inelástica

Este applet java trabalha com casos de colisões entre dois vagões. Numa colisão elástica característica, a soma das energias cinéticas dos corpos envolvidos, é constante. Por outro lado, após uma colisão inelástica perfeita, os corpos envolvidos possuem a mesma velocidade; a soma de suas energias cinéticas é menor se comparada com o valor inicial. Isso acontece porque uma parte dessa energia é transformada em energia interna (calor).

Independente da colisão ser elástica ou inelástica, o momento total dos corpos envolvidos é conservado. O movimento do centro de gravidade comum (indicado pelo ponto amarelo) não é influenciado pelo processo da colisão.

Você pode escolher entre uma colisão elástica ou inelástica utilizando corretamente os botões de alternativa no topo à direita. O botão "Reiniciar" leva os vagões às posições iniciais. A animação é iniciada clicando-se na opção "Iniciar". Se você selecionar a opção "Câmara lenta", o movimento ficará dez vezes mais lento.

Você pode escrever os valores de massa e velocidade inicial para cada um dos vagões dentro dos campo adequados. Valores positivos (ou negativos) de velocidade significam um movimento para o lado direito (ou esquerdo). Os valores serão automaticamente mudados.

Dependendo da seleção dos botões de opção, abaixo à direita, o applet poderá ilustrar as velocidades, os momentos ou as energias cinéticas dos vagões.


URL: http://www.walter-fendt.de/ph11br/collision_br.htm
URL: http://www.cepa.if.usp.br/Fendt/phbr/collision_br.htm
© Walter Fendt, 1998-11-07
© Traduzido por: Antonio F. de Moraes Filho, Miriam G. de Castro e Juliana M. Marques Giordano - CEPA