HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA FÍSICA

Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego episteme, conhecimento; logos, discurso), é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento.

Podemos dizer que a epistemologia se origina em Platão. Ele opõe a crença ou opinião (doxa, em grego) ao conhecimento. A crença é um determinado ponto de vista subjetivo. O conhecimento é crença verdadeira e justificada.

A teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber que. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em descrever, explicar e predizer uma realidade, isto é, analisar o que ocorre, determinar por que ocorre dessa forma e utilizar estes conhecimentos para antecipar uma realidade futura.

Há outro tipo de conhecimento, não abrangido pela teoria de Platão. Trata-se do conhecimento prático, o saber como.

A epistemologia também estuda a evidência (entendida não como mero sentimento que temos da verdade do pensamento, mas sim no sentido forense de prova), isto é, os critérios de reconhecimento da verdade.




 

PDF

Great physicists - From Galileo to Hawking: Galileo Galilei,Isaac Newton,Sadi Carnot,Robert Mayer,James Joule,Hermann Helmholtz,William Thomson,Rudolf Clausius,Willard Gibbs,Walther Nernst,Michael Faraday,James ClerkMaxwell,Ludwig Boltzmann,Albert Einstein,Max Planck,Niels Bohr,Wolfgang Pauli,Werner Heisenberg,Erwin SchrÖdinger,Louis de Broglie,Marie Curie,Ernest Rutherford,Lise Meitner,Enrico Fermi,Richard Feynman,Murray Gell-Mann,Edwin Hubble,Subrahmanyan Chandrasekhar E Stephen Hawking