CONSTANTES FÍSICAS /

Incerteza de Medição

Quando se relata o resultado de medição de uma grandeza física, é obrigatório que seja dadaalguma indicação quantitativa da qualidade do resultado, de forma tal que aqueles que o utilizampossam avaliar sua confiabilidade. Sem essa indicação, resultados de medição não podem sercomparados, seja entre eles mesmos ou com valores de referência fornecidos numa especificaçãoou numa norma. É, portanto, necessário que haja um procedimento prontamente implementado,facilmente compreendido e de aceitação geral para caracterizar a qualidade de um resultado deuma medição, isto é, para avaliar e expressar sua incerteza.

Incerteza padrão

Iincerteza do resultado de uma medição expressa como um desvio padrão.

A incerteza padrão \( u(y) \), de um resultado de medição \( y \) é o desvio padrão estimado de \( y \) .

A incerteza relativa relativa \( u_{r}(y) \) de um resultado de medição \( y \) é definida por \( u_{r}(y)=\frac {u(y)}{|y|}\) , onde \( y \) não é igual a 0.

Significado de incerteza

Se a distribuição de probabilidade caracterizada pelo resultado de medição \( y \) e sua incerteza padrão \( u(y) \) é de aproximadamente normal (Gaussiana), e \( u(y) \) é uma estimativa confiável do desvio padrão de \( y \) , então o intervalo \( y-u(y)\) até \( y+u(y) \) deverá abranger cerca de 68% da distribuição de valores que poderiam razoavelmente ser atribuído ao valor da quantidade \( Y \) de que \( y \) é uma estimativa. Isto implica que acredita-se com um nível aproximado de confiança de 68% que Y é maior do que ou igual a \( y-u(y)\) , e é menor ou igual a \( y+u(y) \) , que é comumente escrito como \( Y=y \pm u(y)\) .

Uso de notação concisa

Se, por exemplo, \( y=1 234,567 89 U \) e \( u(y)=0,000 11 U \) , onde \( U \) é a unidade de \( y \) , então \( Y=(1 234,567 89 ± 0,000 11)U \) .  

A forma mais concisa desta expressão, e que é de uso comum, é \( Y=(1 234,567 89 (11) U \) , onde a entender que o número entre parênteses é o valor numérico da incerteza padrão que se refere aos dígitos correspondentes última do resultado citado.


Leia o texto Incerteza de Medição